Perguntas Frequentes

  • Quem Somos?

    A Redlar é uma rede de cooperação, lançada oficialmente em 17/05/2005 para o mercado consumidor gaúcho.
    A rede permanece em expansão e atualmente é formada por mais de 50 lojas distribuídas em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
    A Redlar vem se destacando no mercado gaúcho, sendo apontada como uma referência em redes de cooperação no mercado nacional.

  • O que é rede de cooperação?

    A Rede de Cooperação é uma associação sem fins lucrativos que reúne lojistas independentes para alcançar objetivos comuns que dificilmente seriam alcançados sozinhos. São constituídas por grupos de empresas do mesmo setor que se unem sob a filosofia da cooperação para desenvolver um novo jeito de fazer negócios.

  • Como funciona?

    O programa Redes de Cooperação estimula o trabalho coletivo das empresas e proporciona uma maior troca de experiências entre os empresários.
    É uma maneira diferente de fazer negócio, de empreender, e de vender produtos e serviços onde todos ganham: os consumidores, lojistas e a rede.

  • Vantagens do associativismo?

    Nela o associado mantém sua autonomia administrativa e financeira, participa do processo decisório e dirige a associação.

  • O que é uma central de negócios?

    É uma central de serviços compartilhados, com objetivos eminentemente econômicos provida de visão estratégica, capaz de prestar serviços, gerarem novas oportunidades de negócios e coordenar as lojas associadas.
    A central funciona como uma entidade que organiza e gerencia a relação entre os fornecedores, lojistas e o consumidor.

  • Pacto entre os associados e a associação.

    O associado mantém sua autonomia financeira e administrativa. Porém, compromete-se a acatar e a se submeter às decisões da Assembleia Geral da Associação, a converter os seus pontos de venda aos padrões operacionais, visuais, comerciais e gerenciais definidos pela rede e pautar o seu relacionamento com os colegas, colaboradores, clientes e fornecedores nos princípios da cooperação, comprometimento, ética, confiança, qualidade e resultado.

  • Quais os serviços prestados pela central de negócios?

    Compras Conjuntas;
    Marketing Compartilhado;
    Treinamentos presenciais e Ensino a Distância (EAD) e desenvolvimento;
    Consultoria de campo;
    Modelo de gestão do Ponto de Venda;
    Software de gestão;
    Serviços profissionais.

  • O que é licenciamento de marca?

    O empresário se associa e recebe o direito de usar a marca (um nome) em sua loja, mantendo sua autonomia administrativa comercializando os produtos estabelecidos a partir da tomada de decisão conjunta da rede. No licenciamento de marca há mais flexibilidade para o gestor gerenciar sua loja, porém devem-se seguir os padrões estabelecidos pela central.

  • Qual a diferença da franquia?

    O franquiado conta com a credibilidade da marca para abrir um negócio, onde são utilizados métodos administrativos uniformizados, na qual devem ser seguidos rigorosamente por todos. Já nas redes de cooperação o associado tem o direito de uso da marca com maior liberdade de gerir sua empresa.

  • Quem pode se associar?

    Lojistas de móveis já estabelecidos que operem há mais de dois anos, com reputação pessoal e comercial ilibada.
    Pessoas físicas com capacidade financeira e experiência na área comercial que desejam formar uma nova pessoa jurídica e que deve gerir pessoalmente o PDV (Ponto de Venda).

    Processo de admissão: Ao manifestar o interesse através do contato com a sede serão analisados os cadastros das pessoas físicas e jurídicas. A Equipe de Expansão fará a análise do pedido e orientará o candidato de como proceder para encaminhar a sua admissão.

  • O que é conversão?

    Expansão por conversão- Esta modalidade consiste em converter lojas tradicionais em ponto de vendas com a marca Redlar.

  • O que é investidor?

    Expansão por licenciamento (Investidor)- Candidatos com capacidade de investimento e perfil adequado para cooperar e operar o negócio.

  • A marca Redlar

    A Associação Sul Móveis e Eletrodomésticos detém os direitos de uso da marca Redlar e é a responsável pelo seu gerenciamento.
    A marca Redlar é um patrimônio coletivo, construído de forma solidária por todos associados. Por este motivos todos são co-responsáveis pelo sucesso ou insucesso da marca como diferencial das lojas Redlar frente à concorrência e ao público consumidor.

  • Público Alvo

    Famílias de classe média que valorizam a casa como ponto de referência, o ambiente e as relações familiares. A decisão de compra é fortemente influenciada pelas mulheres.

  • O que é loja de vizinhança?

    É como as lojas Redlar querem ser percebidas, ou seja, loja de vizinhança é estar íntimo e próximo do seu público alvo como “A Casa da sua Família”.

  • Como funcionam as compras?

    Elas são feitas por duas equipes de negociação formadas por associados que geralmente utilizam três modalidades para negociar com os fornecedores:
    Negociar as tabelas – aqui é definido as condições gerais para toda linha de produtos ofertados pelo fornecedor credenciado – preços, prazo de pagamento e de entrega, frete, quantidade mínima, etc.. O associado pode fazer o pedido de qualquer volume diretamente ao fornecedor.
    Compras conjuntas – esta modalidade é utilizada para aquisição de volumes previamente definidos de mercadoria de alto giro. Os associados se comprometem de comprar o volume negociado. A central faz os pedidos de cada associado para o fabricante.
    Compras de oportunidade – são ofertas de fornecedores que disponibilizam determinadas mercadorias em condições especiais – preço, volumes, prazo de pagamento etc.. A central faz os pedidos de cada associado para o fabricante.
    As negociações geralmente são feitas com a direção da indústria para evitar intermediários.

  • Como funciona a propaganda e marketing?

    Marca – é o principal ativo dos associados da Redlar, elemento que identifica visualmente as lojas da rede e utilizada pela comunicação para gerar percepção de valor, fluxo e credibilidade para os produtos e serviços ofertados pelas lojas Redlar.
    Identidade Visual padronizada – é o conjunto de elementos visuais que representam a rede, identificam as lojas e a ideia dos produtos e serviços comercializados.
    Material publicitário e de expediente padrão – etiquetas, uniformes, crachás, cartões de visita, folders, embalagens, brinde, etc.
    Campanhas publicitárias – criação, produção, veiculação de comerciais institucionais ou promocionais para TV, rádio, jornal.
    Campanhas de apoio às vendas – criação e produção de campanhas publicitárias, áudios, faixas, banners e painéis para veiculação local ou regional.
    Produção de tabloides – criação, produção e impressão do material gráfico.
    Padronização do ponto de vendas – cabe a Central criar padrões e garantir que o mesmo padrão de serviços e produtos em todos os PDV’s.

  • Como funciona o treinamento e desenvolvimento?

    A Redlar tem um calendário anual onde estão programadas todas as capacitações para colaboradores e gestores. Além disso, temos eventos anuais de desenvolvimento e integração e uma plataforma de cursos on- line (E- Learning - EAD).

    Programas de treinamentos e desenvolvimento para gestores e colaboradores;
    Manual de treinamento para vendedores, montadores e crediarista;
    Eventos de integração com os funcionários gestores e familiares;
    Troca de experiência – visitas técnicas a lojas e redes;

  • O que é e como funciona a consultoria de campo?

    Este serviço é prestado pelo consultor de campo da Central de Negócios individualmente para o PDV (Ponto de Venda), orientando tecnicamente o associado e sua equipe visando aumentar a competitividade e lucratividade das lojas.