top of page
  • Foto do escritorRedlar

Dormitório: Como escolher o tapete certo para o seu quarto

O tapete é um dos itens que mais agrega conforto ao ambiente, por isso utilizá-lo faz toda a diferença na hora de deixar o quarto mais aconchegante e quentinho. Além de servir como um elemento de decoração, os tapetes também são excelentes aliados na organização do cômodo, pois através deles é possível dividir visualmente os ambientes dentro de um mesmo espaço. Quer saber como escolher o tapete certo para o seu quarto? Confira no post abaixo.



1. Verifique as medidas disponíveis no seu quarto

O primeiro passo é anotar as medidas do seu quarto e em quais locais serão possíveis alocar os tapetes. Faça um desenho em um papel, trocando os metros por centímetros, dessa forma você poderá fazer um esboço mais fiel ao resultado final.

Obs.: Não esqueça de medir também os seus móveis e adicioná-los no desenho.


2. Defina quantos tapetes serão necessários

A partir do esboço do seu quarto, desenhe as opções de tapetes que você deseja utilizar:

  • Tapetes grandes - São ótimos para preencher espaços vagos ou serem utilizados sob a mobília, além disso, melhoram a acústica do ambiente. Para tapetes inteiros, que percorrem todo o quarto, o ideal é que eles fiquem no mínimo a 50 cm das laterais da cama e 60 cm à sua frente.

  • Tapetes pequenos - São como um coringa na decoração, para espaços esquecidos que não se sabe muito bem o que fazer é só colocar um tapetinho. Ideal para a lateral de cama.

  • Tapetes retangulares - Excelentes para sobreposição com tapetes de outros formatos (como o redondo por exemplo), destacando alguns móveis como cama e poltrona. Ideal para parte frontal da cama.

  • Tapetes redondos - Melhor alternativa para delimitar espaços, o tapete redondo traz modernidade e jovialidade ao ambiente. Pode ser usado de forma central ou como apoio para cadeiras e móveis de destaque.

Obs.: Tapetes quadrados ou com formas orgânicas não são indicados para este cômodo da casa.


3. Identifique a paleta de cores do seu dormitório

Na hora de escolher os tapetes certos para o seu quarto é imprescindível ter em mente qual a sua paleta de cores, assim fica mais fácil decidir o que faz sentido na composição do seu espaço.


Dica: Fotografe o seu quarto em um ângulo amplo, onde todos os elementos sejam contemplados. Após, acesse o site https://color.adobe.com/pt/create/image e faça o upload da sua imagem, o site fará a identificação das cores presentes na sua foto. Pronto, agora você tem a sua paleta de cores, utilize ela para definir o que mais combina com o seu ambiente.


4. Selecione o material ideal para a sua necessidade

  • Tapete shaggy - Os tapetes shaggy são peludinhos e feitos de fibra sintética, podendo ser confeccionados em nylon ou poliéster. Seja com o pelo alto ou baixo, são sinônimo de aconchego. Ideal para quem gosta do conforto e maciez que só ele oferece, e não se preocupa que a limpeza seja um pouco mais dificultosa por conta do material.

  • Tapete de fibra natural ou sisal - Os tapetes de fibra natural são excelentes para ambientes neutros ou rústicos. São facilmente encontrados em diferentes formatos, sendo os quadrados e retangulares os mais comuns. Ideal para pisos de madeira, cerâmica e porcelanatos.

  • Os tapetes sintéticos ou de fibra sintética - Os modelos sintéticos podem ter componentes como nylon, poliéster, acrílico e vinílico. São resistentes às variações de clima e também às manchas. Disponíveis em diversas cores e formatos, ideal para quem deseja decorar com economia.

  • Os tapetes peludos são sinônimos de aconchego. Com pelo alto ou baixo, são mais espessos e acabam sendo destaque na decoração do ambiente. Ideal para quem não se preocupa com a limpeza um pouco mais dificultosa por conta do material.

  • Os tapetes persa são fabricados com materiais naturais como seda, algodão ou lã, e que são tingidos com pigmentos extraídos de plantas e minerais. Pela forte miscelânea de cores e padrões, são ideias para cômodos como sala de estar, jantar e living.


5. Utilize o tapete como um organizador de ambientes

Na hora de colocar os tapetes no seu quarto tenha em mente que, quando utilizados separados eles darão destaque para ambientes diferentes, mas quando utilizados juntos, irão compor um único espaço. Aplique os tapetes respeitando a disposição da sua mobília. Utilize as dicas aprendidas aqui, e aproveite o seu novo dormitório.



Os produtos expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page